Pós-Graduação em Arbitragem, Mediação e Conciliação

Um curso bem construído!

Esta Pós-Graduação tem por objetivo formar solidamente profissionais e estudantes para atuação nos métodos adequados de solução de controvérsias, desenvolvendo competências como negociação, oratória, criatividade e estratégia jurídica. A Arbitragem, Mediação, Conciliação e Negociação são métodos fundamentais que precisam ser bem conhecidos pelos Gestores de Conflitos, que não mais podem encontrar no Sistema Judiciário, o único método a encmainhar a solução do problema de seus clientes!

Duração20 meses - 360 horas
Aulason-line e ao vivo
Frequênciaquinzenais, segundas e terças às 19h
Previsão de início06 de outubro de 2025

Público: Advogados, psicólogos, administradores, contadores, tabeliões, empregados de cartórios, gestores de pessoas, empresários, empreendedores, empregadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas.

Coordenação para Formação Profissional

Este curso é coordenado pela CAMOSC – Câmara de Arbitragem e Mediação do Oeste de Santa Catarina, em parceria com a UCEFF Faculdades. A CAMOSC é uma câmara privada que administra procedimentos de Arbitragem, Mediação e Conciliação, e é credenciada pelo TJSC para Mediações e Conciliações Judiciais. É a primeira e atualmente única câmara privada credenciada e reconhecida pela Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina como instituição formadora em Conciliação e Mediação Judicial, conforme Portaria AJ n. 10 de 16 de outubro de 2024.

Certificação

Credenciamento para Formação em Mediação Judicial

 

À conclusão do curso, o aluno será certificado como Mediador Judicial e poderá fazer seu cadastro junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina/TJSC como auxiliar da justiça, conforme Resolução n. 18 de 18/07/2018 do TJSC, que trata do cadastramento e honorários pela atuação do mediador judicial.

Diploma

Pós-Graduação Lato Sensu

O aluno receberá diploma de curso lato sensu pela Uceff Faculdades, instituição de ensino superior bastante consolidada em Santa Catarina, que mantém nota máxima (5) de reconhecimento de seus cursos junto ao Ministério da Educação/MEC. O diploma deste curso atestará a capacitação sólida e integral construída em Arbitragem, Mediação e Conciliação.

Um curso que te levará à prática!

Prática Simulada

Audiências simuladas de Conciliação e Mediação judiciais e extrajudiciais! Audiências simuladas de Arbitragem! Sobre temas diversos do Direito, para possibilitar uma boa formação profissional!

Prática Real

Audiências reais de Conciliação e Mediação judiciais via estágio curricular para obtenção de certificação em Mediação Judicial. Apenas 60 horas de audiêncais ao longo de até 01 ano!

Ementário de Disciplinas

Um curso bem construído!

Tribunal Multiportas

Introdução aos métodos adequados de solução de conflitos; noções introdutórias à negociação; mediação e conciliação; mediação e conciliação judicial e extrajudicial; conceito de Tribunal Multiportas; valorização dos métodos consensuais de solução de conflitos pelo Código de Processo Civil.

Panorama Histórico dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

Deontologia do mediador. Psicologia e tratamento das pessoas com relação aos aspectos da ética, do humanismo e da espiritualidade. Legislação brasileira. Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo Código de Processo Civil. Lei de Mediação. Introdução aos métodos adequados de solução de conflitos; números e dados do sistema judiciário brasileiro e direito comparado; noções elementares e introdutórias de negociação; mediação e conciliação; Resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça; valorização dos métodos consensuais de solução de conflitos pelo Código de Processo Civil.

A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos

Acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação – CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. A audiência de conciliação e mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.

Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos

Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial e processos híbridos.

Teoria da comunicação/Teoria dos jogos

Axiomas da comunicação. Comunicação verbal e não verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.

Comunicação Não Violenta

Conceito, importância, conscientização e prática da Comunicação Não Violenta.

Moderna Teoria do Conflito

Conceito e estrutura; aspectos objetivos e subjetivos.

Negociação

Conceito: integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).

Conciliação

Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). Finalização da conciliação. Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade. Encaminhamentos e estatística. Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo).

Mediação

Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Mediação (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (comediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).

Áreas de utilização da conciliação/mediação

Empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária etc.), penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.

Interdisciplinaridade da mediação

Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.

O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação

Operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público etc.) e a conciliação/mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.

Ética de conciliadores e mediadores – Deontologia

O terceiro facilitador; funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética – Resolução CNJ n. 125/2010.

Mediação Extrajudicial

Conceito, características, previsão legal, desenvolvimento e procedimento.

Prática Simulada de Mediação Extrajudicial

Realização de simulações de procedimentos e sessões de mediação extrajudicial.

Mediação no Conflitos Civis

Conceito de Mediação Familiar. Características, matérias e vantagens da mediação em família, sucessões, inventário e partilha.

Mediação no Direito do Trabalho

Síntese histórica da Conciliação no Direito Individual e Coletivo do Trabalho e na Justiça do Trabalho. Previsão legislativa da Conciliação e Mediação Trabalhista. Mediação Trabalhista – conceito e desafios para implementação; Procedimento de Jurisdição Voluntária; conceito e funcionamento do CEJUSC-JT.

Conciliação Trabalhista Judicial e Extrajudicial

Conciliação judicial: conceito, limites, possibilidades e efeitos. Conciliação Extrajudicial: comissão de conciliação prévia, termo de quitação anual, procedimento de jurisdição voluntária, acordos extrajudiciais e extraprocessuais.

Mediação na Administração Pública

Evolução e consolidação da Mediação na esfera da administração pública brasileira; previsão legislativa; possibilidades e peculiaridades do regime administrativo.

Mediação no Direito Imobiliário

Conceito de Mediação no Direito Imobiliário e situações cabíveis em ações revisionais de locação; controvérsias envolvendo incorporadoras e adquirentes de imóveis; mora da incorporadora e/ou adquirente; relações envolvendo construtora e incorporadora, sobretudo envolvendo Sociedades de Propósito Específico – SPE; relações entre condomínio, condôminos, construtora, incorporadora; relações envolvendo meio ambiente e vizinhanças; entre outros.

Mediação no Direito Penal e Justiça Restaurativa

Conceito e desafios da Mediação no Direito Penal; conceito e desafios de Justiça Restaurativa e sua efetividade.

Mediação no Direito Empresarial, Societário, Recuperação Judicial e Falimentar

Desafios da mediação empresarial no Brasil. Mediação em conflitos comerciais, empresas familiares, franchising. Características especiais e vantagens da mediação em casos de recuperação judicial, extrajudicial e falimentar.

Mediação no Direito de Família e no Direito das Sucessões

Conceito de Mediação Familiar. Características, matérias e vantagens da mediação em família, sucessões, inventário e partilha.

Introdução à Arbitragem

Conceito; histórico brasileiro; legislação de arbitragem; natureza jurídica; direitos patrimoniais disponíveis; princípios; arbitrabilidade; julgamento por equidade; tipos de arbitragem: normal e expedita; aspectos introdutórios ao desenvolvimento prático da Arbitragem.

Convenção Arbitral e Árbitros

Convenção Arbitral: natureza jurídica; autonomia; cláusula compromissória; compromisso arbitral; efeitos da convenção arbitral; extensão subjetiva e objetiva da convenção arbitral; cláusula compromissória e eleição de foro; cláusulas arbitrais patológicas e vazias; modelos de cláusulas compromissórias e compromissos arbitrais. Árbitros: capacidade; escolha do árbitro; atributos; impedimento e suspeição; recusa; códigos de ética; independência, competência, diligência, e dever de revelação; substituição do árbitro; responsabilidade civil e penal do árbitro; livre convencimento – a decisão.

Prática em Arbitragem

Diferenças entre arbitragem e processo judicial; técnicas de argumentação; sustentação oral em arbitragem; técnicas de melhor escrita em arbitragem; organização de prova em arbitragem; prova documental; prova testemunhal; técnicas de inquirição de testemunha; e prova pericial.

Procedimento Arbitral

Instauração da Arbitragem – procedimentos preliminares, definição da controvérsia, audiência preliminar (reunião inaugural para Termo de Início/Ata de Missão). Incidentes Procedimentais. Desenvolvimento da Arbitragem – fase postulatória, atos, revelia, conciliação; Produção de Provas e Poderes Instrutórios do Árbitro – depoimento das partes, testemunhas, expert witnesses, witness statements, cross examination e outros métodos.

Tutelas Provisórias de Urgência e Evidência na Arbitragem e Cooperação do Poder Judiciário

Tutelas provisórias de urgência antecedentes; medidas de urgência no curso da arbitragem; limitação da apreciação de tutela de urgência na convenção arbitral; tutela provisória de evidência na arbitragem; cooperação do Poder Judiciário; carta arbitral.

Sentença Arbitral

Sentença Arbitral: prazo; requisitos; sentença parcial; custas e despesas; litigância de má-fé; acordo das partes; pedido de esclarecimento; término do procedimento arbitral; comunicação da sentença arbitral; efeitos – liquidez e título executivo. Invalidação: Nulidade ou anulabilidade; nulidade do compromisso; causas de invalidação; propositura da ação de invalidação; procedimento e efeitos da desconstituição da sentença arbitral; ação declaratória para impugnar jurisdição, procedimento e a sentença arbitral; irrenunciabilidade do direito de propor demanda anulatória; impugnação ao cumprimento de sentença. Homologação de sentenças arbitrais estrangeiras.

Cumprimento da Sentença Arbitral

Cumprimento voluntário. Cumprimento forçado: conteúdo e diversas formas de exigir seu cumprimento; eficácia da sentença declaratória; execução da sentença condenatória ao pagamento de quantia certa; execução da sentença impondo obrigação de fazer e não fazer; execução da sentença impondo obrigação de entrega de coisa; execução da sentença contra a fazenda pública.

Arbitragem Trabalhista

Direitos absolutamente disponíveis e indisponíveis; Arbitragem Individual – empregado hiperssuficiente; convenção arbitral nas relações de trabalho; Arbitragem Coletiva – dissídio coletivo de trabalho; arbitragem por particular e arbitragem pela Justiça do Trabalho; extensão e efeitos.

Arbitragem no Direito Empresarial, Falimentar e Societário

Direitos absolutamente disponíveis e indisponíveis; Arbitragem Individual – empregado hiperssuficiente; convenção arbitral nas relações de trabalho; Arbitragem Coletiva – dissídio coletivo de trabalho; arbitragem por particular e arbitragem pela Justiça do Trabalho; extensão e efeitos.

Arbitragem no Direito de Família e das Direito das Sucessões

Conceito de Arbitragem Familiar. características, matérias, possibilidades, estratégias e vantagens da Arbitragem em família, sucessões, inventário e partilha.

Arbitragem no Agronegócio

Conceitos, desafios, características e prática da Arbitragem no Agronegócio.

Arbitragem no Direito Imobiliário

Conceitos, desafios, características e prática da Arbitragem nos negócios e direito imobiliário.

Arbitragem e Administração Pública

Conceitos, desafios, características e prática da Arbitragem envolvendo a Administração Pública.

Arbitragem Internacional

Normas nacionais e internacionais – Protocolo e Convenção de Genebra, Convenção de Nova Iorque, Convenção do Panamá, Lei Modelo da Uncitral; Arbitragem doméstica e Arbitragem internacional; autonomia privada, escolha da lei e demais regras aplicáveis ao procedimento arbitral; reconhecimento e execução das sentenças arbitrais estrangeiras – sentença arbitral nacional e estrangeira, competência do Superior Tribunal de Justiça, procedimento de ação de homologação de sentença arbitral estrangeira, petição inicial e documentos essenciais, rejeições de homologação e invalidades.

Arbitragem Tributária

Desafios para implementação no Brasil; princípios possibilidades e caminhos; propostas legislativas; questões tributárias arbitráveis; a experiência de Portugal.

Dispute Board

Conceito, princípios, vantagens, estrutura, desenvolvimento do Dispute Board e os desafios para sua maior difusão e adoção.

Prática Simulada de Arbitragem

Realização de simulações de Procedimento Arbitral: instauração, reuniões preparatórias, audiências/sessões, instrução, decisão.

LGPD na Arbitragem, Mediação e Conciliação

A proteção e o tratamento de dados aplicados aos procedimentos de Arbitragem, Mediação e Conciliação.

Investimento

24 x R$ 630,78
18 xR$ 817,16
12 xR$ 1.190,57
6 xR$ 2.312,15
À vistaR$ 13.400,00